Diferença entre óleo de farelo de arroz e azeite de oliva

As propriedades benéficas do azeite de oliva já são muito conhecidas. Mas você sabia que o consumo do óleo de arroz também traz benefícios para a saúde? Confira suas características e veja as diferenças entre eles:

• Nutrientes: O óleo de de arroz possui uma concentração maior de Vitamina E, apresentando tocoferol e tocotrienol, enquanto o azeite de oliva contém apenas o tocoferol, com um nível menor em relação ao óleo.

Além disso, o óleo  de arroz é rico em orizanol, substância que atua na redução da absorção de colesterol, que não se encontra no azeite, porém o azeite é mais saudável quando se trata de coração, por possuir um número maior de antioxidantes como o DHPEA-EDA, conhecido pela sua capacidade de proteção cardíaca.

• Compostos especiais: O óleo de arroz possui dois compostos incomuns e raros em oryzanol e tocotrienol que não são encontrados no azeite.

  • Oryzanol: A absorção de colesterol dos alimentos é reduzida pelas substâncias encontradas no Orizanol, de modo que o corpo é capaz de reduzir seus níveis de colesterol ao longo do tempo.
  • Tocotrienol: Atua na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e do câncer, também, possui efeitos sobre os lipídeos, diminuindo o colesterol total e o LDL. Todas as formas dos tocotrienóis têm potencial nutracêutico e promovem a manutenção do equilíbrio entre oxidantes e antioxidantes tornando-se interessante para um envelhecimento mais saudável e a uma qualidade de vida melhor.

• Prazo de validade: A vida útil do óleo de arroz é mais longa em comparação com os demais óleos. O azeite é mais delicado, devendo ser guardado ao abrigo da luz e calor.

• Redução do colesterol: A revista internacional “Food and Chemical Toxicity”, publicou um estudo baseado em animais, onde concluiu que o consumo de farelo de arroz (de onde é extraído o óleo) reduziu significativamente o nível do colesterol “ruim”.

Enquanto o azeite contém mais gorduras monoinsaturadas, que ajudam a baixar a pressão arterial, reduzindo o risco de problemas cardiovasculares, também mostrou-se capaz de diminuir o risco de câncer de mama.

• Ponto de fumaça: O óleo de farelo de arroz é a melhor escolha para frituras pois tem um ponto de fumaça de 254ºC, comparado com 160°C do azeite de oliva. Isso significa que ele resiste mais ao aquecimento e não perde suas propriedades. Por esse motivo o óleo de arroz é considerado ideal para frituras, sendo superior a outros óleos normalmente usados como soja, canola e algodão.

 

Qual o melhor óleo? É sugerido usar óleo de arroz para fritar e saltear alimentos, e o azeite de oliva para temperar vegetais ou saladas cozidas. Desta forma, você poderá desfrutar ambos os óleos e manter uma dieta saudável para o coração.

Fontes:
http://www.stylecraze.com/articles/differences-between-rice-bran-oil-and-olive-oil
http://www.mundoboaforma.com.br/gama-orizanol-para-que-serve-como-funciona-e-efeitos-colaterais
http://www.cienciaculinaria.com.br/qual-o-melhor-oleo/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s